4 situações clássicas na vida de um líder

Quem foca seu trabalho no objetivo de alcançar um posto de liderança, certamente, conhece as vantagens que a posição oferece. Agora, é preciso saber que alguns percalços também farão parte do dia a dia. Se você já ocupa esse papel, sabe bem do que estamos falando. Mesmo com todo o preparo, existem situações clássicas na vida de um líder que levantam dúvidas até nos mais experientes sobre como agir.

Por mais tecnicamente competente que o gestor seja, é preciso entender que essa posição exige uma postura mais estratégica. Dessa forma, outro elemento desafiador entra em cena: a gestão de pessoas. Poucas vezes o líder tem dificuldades em questões do dia a dia que dizem respeito à parte operacional. Afinal, esse bom desempenho é essencial para que se ocupe um lugar de destaque na organização.

Entretanto, conciliar as demandas da equipe com os objetivos da empresa nem sempre é tarefa fácil. Junto a isso, existem também as necessidades do líder de se desenvolver ainda mais profissionalmente. Infelizmente, essa última esfera acaba ficando de lado em meio aos muitos problemas que aparecem todos os dias.

Se você também está enfrentando problemas na hora de liderar equipes, saiba que você não está sozinho! O primeiro passo para superar os desafios e o medo inerentes à liderança, é reconhecê-los. Continue lendo e saiba quais são as situações clássicas na vida de quem ocupa posições de liderança.

4 situações clássicas na vida de um líder

Há quem acredite que a liderança é um talento nato. Mas, muito longe de ser um “dom” concedido a poucos, o espírito de liderança pode ser aprendido, desenvolvido e aprimorado. Os gestores atuais precisam manter-se atualizados e em constante aperfeiçoamento, uma vez que o cenário atual exige cada vez mais habilidades comportamentais e humanas, como a inteligência emocional.

Saiba agora quais os problemas mais clássicos enfrentados por líderes de todos os segmentos e como você pode crescer para superá-los em sua rotina.

1. Dificuldade em delegar tarefas

Se você quer que algo seja bem-feito, faça você mesmo”, “quem quer faz, quem não quer, manda”. Já percebeu como existem diversas frases feitas que estimulam a centralização das tarefas? Quem ocupa a liderança deve esquecê-las imediatamente. O papel de um líder não deve perder sua força ao empregar tempo e energia em tarefas operacionais.

Delegar tarefas pode ser difícil para muitos, ainda mais quando se tem a propriedade técnica necessária para que ela seja cumprida da melhor maneira. Entretanto, essa é uma habilidade fundamental para sua liderança. Ao desenvolvê-la, você ganha tempo para funções mais estratégicas, consegue determinar prioridades e observar as características dos membros da equipe, percebendo quem é mais proativo e quem é mais reativo, por exemplo.

2. Gerir os conflitos da equipe

Os conflitos na equipe são quase que onipresentes no mundo corporativo. E não é para menos: pessoas completamente diferentes, com personalidades únicas e valores próprios, precisam conviver por uma boa parte do dia juntas. Na verdade, situações como essa não deveriam ser surpresa para quem lidera, afinal, é natural que um ambiente de pressão por resultados possa alterar os ânimos de alguns.

Embora comuns, os conflitos exigem atenção imediata do gestor para que não tomem proporções exageradas. Agir com profissionalismo e não dar margem para a ideia que de existam favoritos são atitudes esperadas das lideranças. Algumas pequenas ações como substituir a palavra “você” por “eu” na hora de resolver o assunto e utilizar-se de paráfrases também ajudam a resolver certas questões.

Ao contrário do que se imagina, um conflito pode ser bastante produtivo se for bem conduzido pela liderança.

3. Colaboradores que demandam muita atenção

Se você tem na equipe um colaborador que vive exigindo atenção da liderança, seja com pedidos constantes de feedback, seja indo ao gestor para tirar muitas dúvidas em pouco tempo, fique atento! Os colegas podem estar enxergando um potencial “puxa-saco”, mas a realidade pode ser bem diferente.

Quando se deparam com essa situação, muitos líderes sentem-se culpados por não poder dar ao colaborador o tempo que ele pede. Portanto, para evitar que esse sentimento se instale, este artigo da Harvard Business Review sugere que o gestor deve ponderar sobre outro aspecto: os motivos da carência do colaborador.

Tal atitude por parte do colaborador pode esconder sentimentos como medo ou insegurança. Por vezes, esse comportamento se justifica por conta de problemas pontuais da empresa, como demissões ou pouco crescimento. Um cenário desses, com certeza, deixa muitos colaboradores com medo do futuro, o que os faz “buscar abrigo” no líder.

De toda forma, lidar com um colaborador que demanda atenção excessiva é comum, mas não deve ser ignorado. Tentar entender os motivos que o levam a recorrer a você a todo momento, pode até mesmo apontar problemas de microgestão que ainda não tinham sido evidenciados.

4. Falhas de comunicação

Este problema é comum não apenas na relação entre líderes e colaboradores. Mas, deve ser minimizado a todo custo no ambiente de trabalho. Exercer uma liderança fácil e ágil exige que exista clareza na exposição de objetivos, na comunicação de expectativas e, claro, dos pontos de melhoria dos colaboradores.

Certifique-se de que todos os envolvidos no processo estejam alinhados ao que foi comunicado, que entenderam o que foi dito e que sabem o que e como fazer para alcançar os resultados. Uma boa maneira de driblar esse problema é instituir quais os canais de comunicação que devem ser utilizados ― dê preferência aos que mantêm registros e históricos.

Os caminhos da liderança são, ao mesmo tempo, desafiadores e recompensadores. Determinadas situações, como as explicitadas acima, fazem parte do cotidiano, portanto, aprender a lidar com elas é a melhor maneira de manter o equilíbrio da equipe e a fluidez dos trabalhos.

  Fonte: Portal Dale Carnegie.



Fonte: https://portaldalecarnegie.com/4-situacoes-classicas-na-vida-de-um-lider/

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